quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Margaridas Extemporâneas

Por Leda Chaves

Margaridas na varanda

Quando o final do ano começou a se aproximar eu quis escrever uma mensagem especial para os meu leitores. Foi então que me lembrei das margaridas da nossa varanda.

Elas chegaram aqui, no início desse ano, quando o meu marido me presenteou com flores. Margaridas. Nessa região, elas nascem em todo canto, na primavera. São silvestres. Ninguém planta margaridas comuns e, por isso, elas são vendidas com as raízes. Eu adoro margaridas e por isso ele as comprou para mim.

Depois de alguns dias na jarra, resolvi plantá-las para ver se durariam mais tempo. Peguei um pote de iogurte e plantei. Pois é, deu certo. Elas vingaram. As margaridas foram nossas companheiras durante os meses que antecederam o verão. Nasceram muitos brotos e novas flores. Cuidamos delas com muito carinho porque, além de gostarmos muito de flores, elas tinham um especial significado para nós.

Porém, sob calor intenso do verão, elas não resistiram e murcharam. Mas eu guardei o pote. Sempre regando ao final dos dias e limpando as pragas, eu alimentava a esperança de vê-las novamente na primavera.

Quando o verão terminou e o calor diminuiu, o pote de margaridas começou a dar sinal de vida. Muitos raminhos delicados começaram a surgir até que a primeira margarida nos surpreendeu. A sua chegada nos trouxe muita alegria e, todas as manhãs, nós cumprimentávamos a flor, quando um de nós ia regá-la. E foi surgindo outra e mais outra e quando a primeira já estava encerrando o seu ciclo, já havia muitas outras em seu lugar. 


As margaridas habitaram a nossa varanda durante todo o outono e nos alegraram com sua simplicidade e delicadeza. Ao final do outono, quando começou a chover, as regas se fizeram menos necessárias. Mas, mesmo assim, nós íamos lá para cuidar delas e das outras plantas que são uma comunidade na nossa varanda, como na natureza. O vasos ficam próximos uns dos outros num dos lados da varanda. As margaridas vivem entre as roseiras e as bocas-de-leão. O pote fica sob a grade do guarda-corpo e elas se viraram para o lado de fora em busca do sol. Vivem felizes meio dependuradas.


Margaridas na varanda

Hoje, o ar está tão frio que parece gelo dentro do nariz. Mesmo assim, eu resolvi por o meu nariz para fora para ver se elas estavam bem. E mais uma vez, pude ver com alegria que elas continuam lá, debruçadas sobre a base do guarda-corpo, pendendo para o sol que, hoje, está por detrás das nuvens. 
Margarida através da grade da varanda

Meu marido me falou que ele nunca tinha visto margaridas durante o inverno. Como uma das roseiras também resolveu ser extemporânea, nos brindou um novo botão. Ele está lá na varanda e parece mais vermelho nesses dias nublados. 


Minirrosa vermelha na varanda

Todas as flores estão lindas e sadias, cheias de amor e nós, gratos por termos essas lindas companhias.

O Blog da Margarida deseja que experiências felizes como essa permeiem todo o ano que se inicia e que a alegria seja como essas flores extemporâneas!
Feliz 2015!

Um comentário:

Todas as publicações deste blog pertencem à Leda Chaves Erdem.

Neste blog, todos os comentários serão moderados.